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EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO E A SUA IMPORTÂNCIA PARA OS NEGÓCIOS

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO E A SUA IMPORTÂNCIA PARA OS NEGÓCIOS

Experiência do usuário
Experiência do usuário

A experiência do usuário em seu site, é um fator levado em consideração em sua estratégia de negócios? O que você tem feito para melhorá-la?

Por mais que você tenha um negócio promissor, ou já estabelecido, com produtos de alto nível e soluções extremamente eficazes para solucionar as dores de seus clientes, isso ainda não é o suficiente.

caso as pessoas não tenham uma boa experiência de uso em seu site e/ou e-commerce, você estará perdendo oportunidades.

Indo além, uma experiência ruim do usuário,como por exemplo, quando ele acessa e navega pelo seu site de forma lenta e com dificuldades, gera impactos negativos, sobretudo no que se refere aos lucros do seu negócio, caríssimo (a) leitor (a).

Vamos entender melhor o que é a famosa experiência do usuário e como você, que empreende online e pretende disponibilizar seus serviços na internet através de um site ou loja virtual, pode facilitar a vida para seu público?

Então me dê a honra de sua companhia a seguir e veja como é possível gerar mais vendas e negócios, apostando neste conceito.

Experiência do usuário: definição

O User Experience (UX), ou experiência do usuário, se trata de um conceito. Ele foi criado, levando em conta a relação entre:

  • O público e uma empresa;
  • Seus produtos e serviços oferecidos.

Dentro desse conceito, é preciso levar em conta a facilidade de uso, tanto do produto quanto das ferramentas que disponibilizam a aquisição deste mesmo produto ou serviço.

Além disso, é necessário que tudo esteja encaixado com as necessidades e expectativas do cliente e usuário. Qualidade, eficiência e satisfação são os parâmetros buscados pela empresa para com seu público.

Em síntese, UX significa atender e superar expectativas, promovendo ao público-alvo e a persona, uma experiência única e especial com a marca ou empresa.

Experiência do usuário: se coloque no lugar do cliente

Já deve ter acontecido contigo aí do outro lado da tela, alguma vez, pelo menos. Você baixou um app que parecia ótimo para suas necessidades, mas quando foi utilizá-lo, ele se mostrava pesado, travando a todo tempo.

Não demorou muito e você certamente já mandou ele para a lixeira, não é mesmo? E aquele site que disponibilizava camisetas descoladas, mas quando você foi acessar e fazer uma busca nos produtos, ele apareceu todo desconfigurado em seu smartphone?

Suponho que você nem voltou a acessar o site, não é mesmo? Partiu para o concorrente, que se preocupou em otimizar o site, investiu em uma descrição detalhada dos produtos, oferecendo além do máximo de informações possíveis, um site responsivo, amigável para rodar fácil no celular.

Pois bem: é exatamente nas situações acima que você precisa pensar, quando falamos em experiência do usuário. Afinal, se você odeia passar por tais situações e já sabe o quanto elas são nocivas para sua marca/produto/serviço, por qual motivo você submeteria seu público a isso, né?

Os pilares do UX

Para ser bem-sucedido neste contexto, é preciso se apoiar em pilares como:

  • Usabilidade: facilidade de uso;
  • Utilidade: disponibilizar tudo o que o usuário necessita, sendo que tudo deve ter utilidade para ele;
  • Acessibilidade: informações de fácil acesso;
  • Conteúdo: um site com ótima usabilidade, funcionalidade, estética, responsivo, sem conteúdo relevante, de alto impacto e que supra as questões do público, perde em interação e usabilidade;
  • Funcionalidade: eficiência, com um sistema que cumpra plenamente os objetivos;
  • Interatividade: certamente um dos pilares mais importantes, que depende de todos os itens acima para ser bem-sucedido.

Investindo na melhor experiência do usuário, sua empresa tem a oportunidade de sair do nível mediano e avançar à excelência no atendimento, vendas e prestação de serviços.

Dúvidas? Sugestões? Histórias e cases de sucesso relacionadas com o tema? Manda pra gente, vamos trocar ideias! Até a próxima!

Por Luís Perossi 

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