TIPOS DE E-COMMERCE: QUAL O MAIS VANTAJOSO? – parte 1

No mundo todo o comércio digital está em constante crescimento, e com isso vem se tornando mais popular para os consumidores. O surgimento do e-commerce revelou a necessidade de adaptar o mercado as crescentes relações de compra e venda.
Para muitos consumidores, as lojas virtuais são todas iguais. Porém, existem diversas características em cada modalidade de e-commerce que fazem ele se adaptar a vários setores do comércio.
Para você que já faz parte deste ramo de negócios ou que deseja criar o seu próprio e-commerce, é importante conhecer cada modelo.
Pensando nisso, criamos uma série dividida em duas partes. No post de hoje, vamos falar hoje sobre os tipos de e-commerce e qual o mais vantajoso, de acordo com a sua necessidade de empreendimento.
Abordaremos tópicos como:
- O que é mesmo e-commerce?
- Qual é a finalidade de um e-commerce?
- Os tipos de e-commerce, suas características e vantagens.
Preparado (a)? Então vem comigo, te conto tudo a seguir!
Entendendo o e-commerce
O que é e-commerce?
- Muitas vezes, o e-commerce é uma loja virtual – como um site, por exemplo – onde se realizam compras e todas as operações comerciais de um negócio.
Qual sua finalidade?
- O objetivo do e-commerce é efetuar negócios entre empresas e pessoas.
Veja a seguir os tipos de e-commerce e suas vantagens.
Business to customer (B2C)
Este formato de e-commerce é o que mais se destaca pelo seu crescimento. Pode ser ofertado qualquer tipo de produto, desde roupas até eletrodomésticos.
A relação comercial é estabelecida diretamente entre a empresa e o consumidor final.
Vantagens do B2C:
- A maior parte da clientela será de consumidores finais;
- É possível integrar dois comércios, a loja física e a virtual. Assim, o consumidor pode efetuar a compra no site e ir à loja física para retirar o produto, o que fortalece o negócio.
Business to business (B2B)
Nesta modalidade de e-commerce as negociações são entre empresas. Um exemplo disso são as relações comerciais existentes entre fornecedores e lojas.
Para trabalhar com este tipo de e-commerce é preciso de um estoque significativo, alta capacidade de entrega e boa estrutura de logística.
Vantagens do B2B:
- É possível determinar uma quantidade mínima de produtos a serem adquiridos;
- Segurança financeira, pois em alguns casos é exigido crédito pré-aprovado do comprador;
- Aumento no faturamento, pois as vendas são em grandes volumes.
Marketplace
O Marketplace também é um domínio para comercialização de produtos ou serviços.
O diferencial é que nesta modalidade há possibilidade de encontrar diversos lojistas vendendo seus produtos em um único local. Isso permite ao consumidor comparar preços com mais facilidade e comprar aquele que lhe é mais atrativo.
O Marketplace se divide ainda em dois tipos que merecem destaque:
- Consumer to consumer (C2C): neste tipo de e-commerce as comercializações de produtos e serviços são realizadas entre pessoas. Geralmente, a prestação do serviço é efetuada pelo próprio anunciante, bem como a pessoa pode produzir os próprios produtos.
- Consumer to business (C2B): nesta modalidade as empresas contratam serviços ou adquirem produtos de pessoas físicas. Essa prática é observada com mais frequência quando empresas contratam prestadores de serviços freelancers para um trabalho temporário, por exemplo.
Também é possível que um consumidor pessoa física publique em uma plataforma o seu interesse em adquirir um serviço ou produto. Com isso, as empresas que tem acesso ao anúncio podem apresentar suas ofertas.
Vantagens do Marketplace:
- É possível vender diversos produtos;
- Possibilita uma fonte de renda extra;
- Maior visibilidade das ofertas e alcance a um público maior e diverso;
- Caso você tenha um produto exclusivo o faturamento pode aumentar.
E aí, o que você achou? No próximo post explicaremos sobre outros tipos de e-commerce e qual o mais vantajoso. Continue nos acompanhando!