LOJA VIRTUAL É UM BOM NEGÓCIO?

Pretende investir no comércio eletrônico? Empreender no setor com uma loja virtual tem sido a opção adotada por muitas pessoas no mercado. Com o crescimento das vendas online e o acesso cada vez maior das pessoas à internet, esse modelo de negócios, de fato, pode ser altamente positivo.
Mas, para ser bem-sucedido no setor, o que seria preciso para que um empreendedor tenha sucesso com sua loja virtual? Como começar um negócio no e-commerce? Quais estratégias para alçar voos mais elevados?
As respostas a tais indagações você confere a seguir, me acompanhe!
Motivos para investir nas vendas online
O setor de e-commerce fechou o ano de 2017 com cerca de 56,8 bilhões de reais em seu faturamento, um crescimento de 18% de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Além de um mercado crescente e cheio de oportunidades, apostar em vendas na internet revela muitas vantagens, seja para quem vende, seja para quem compra.
Veja a seguir, alguns motivos para você abrir sua loja virtual e vender online:
- Não há barreiras geográficas: com a internet, você vende online por meio de sua loja virtual, para qualquer localidade, rompendo as barreiras geográficas;
- Conforto e comodidade: seus clientes compram em sua loja virtual e recebem o produto no aconchego do lar. O mesmo vale para a venda de serviços, como um curso online/EAD, afinal, o cliente poderá acessar sempre que quiser;
- Investimento menor do que o de uma loja física: com o e-commerce, a loja virtual minimiza os custos do investimento, haja vista que não é necessária a mesma infraestrutura de uma loja física, por exemplo;
- Monitorar o cliente: com uma loja virtual, é possível mensurar o comportamento do cliente, captando assim dados fundamentais para otimizar sua estratégia de vendas e inbound marketing, por exemplo;
- Atendimento 24 horas: a loja virtual não fecha, está sempre disponível, etc.
O que preciso fazer para ter uma loja virtual?
Para se destacar no e-commerce, é importante seguir algumas diretrizes capazes de otimizar os resultados.
Veja a seguir, um checklist do que você precisa saber para abrir o seu e-commerce e trilhar uma trajetória rumo ao sucesso:
- Estudar, conhecer e compreender o mercado: identificar seu público, quais soluções você tem a oferecer, bem como quem são os concorrentes, o que eles estão fazendo e no que você pode se diferenciar e superá-los, é um passo fundamental, antes mesmo de abrir sua loja virtual;
- Investir em uma boa plataforma de e-commerce: um site responsivo, com design amigável e todo suporte necessário para executar a gestão dos produtos;
- Política de preços coerente com o mercado: valores muito abaixo do mercado ou acima acarretam em prejuízos. É importante adotar uma prática de preços adequada ao mercado;
- Estabelecer contato com fornecedores;
- Identificar público-alvo.
Além disso, é importante que o empreendedor tenha em mente que ao investir em uma loja virtual, ele precisará:
- Adquirir um domínio próprio (nome da loja) e escolher uma plataforma de hospedagem de sites;
- Optar por gateways de pagamento (cartões de crédito, Paypal, PagSeguro, etc);
- Definir o layout da sua loja virtual;
- Planejar a logística e distribuição dos produtos;
- Contratar se possível, uma equipe comprometida para dar suporte aos seus clientes;
- Investir na divulgação da sua loja virtual com marketing digital.
(Fonte: Endeavor)
Viu como abrir uma loja virtual e apostar no e-commerce pode ser um ótimo negócio? E você, tem pensado nessa possibilidade? Conte pra nós!