TENDÊNCIAS EM TECNOLOGIA PARA E-COMMERCE

Sua loja virtual costuma apostar nas novidades tecnológicas? Você acompanha as tendências em tecnologia para e-commerce?
Não tem muito tempo, por exemplo, que se falava sobre Customer Experience (CX), como sendo o futuro das relações bem-sucedidas entre empresas e público. Hoje em dia, é praticamente impossível se pensar em uma loja virtual sem essa estratégia que foi definida de forma magistral pela empresa Beyond Philosophy como:
“A percepção racional, física e emocional de um cliente com qualquer parte de uma organização”. (Fonte: site Mandaê).
A tecnologia busca a cada instante, suprir necessidades e otimizar a relação entre o e-commerce e seus clientes, contribuindo para o crescimento das lojas e das vendas.
Ficar alheio ao que acontece no cenário das tendências em tecnologia para e-commerce é jogar contra si mesmo, e em alguns casos, uma forma de decretar a morte prematura de um negócio promissor.
Que tal alavancar ainda mais seu comércio eletrônico, se inteirando das principais tendências atuais e para o futuro? A chance de sair na frente de seu concorrente está aqui, batendo à sua porta, ou melhor, piscando na tela de seu smartphone ou notebook. Confira a seguir!
Pesquisa por voz
Se antes a digitação de palavras-chave via Google dominava as buscas, assim como ocorria no campo de busca da loja virtual, agora a pesquisa por voz tem sido cada vez mais recorrente.
Os assistentes de voz se tornaram uma forte tendência também em plataformas de e-commerce e você não pode ignorar esse fato.
Inteligência Artificial para e-commerce
Com o intuito de agilizar o atendimento, a Inteligência Artificial deve ganhar cada vez mais espaço no e-commerce, por meio dos chamados Chatbots. Além disso, esse mecanismo é capaz de avaliar e levar em consideração a relevância do cliente para a empresa, por meio da integração com os sistemas de gestão do e-commerce.
Mobile first é essencial para o e-commerce
Talvez você que me lê ainda não saiba, mas há mais celulares e smartphones no mundo, do que pessoas.
Para 2018, a estimativa é que 45% do tráfego de internet do país seja gerado por dispositivos móveis.
Conforme publicado em matéria do site E-commerce News, a feira Mobile World Congress, considerada uma das mais importantes de tecnologia do mundo, revelou dados que indicam o seguinte quadro:
- Em 2018, estima-se que 19% das vendas do e-commerce sejam realizadas via mobile;
- Espera-se que para 2021, o aumento desse percentual atinja 41%.
(Fonte: Revista Exame).
Sendo assim, o domínio do mobile é uma realidade e não mais uma promessa. Levar isso em conta colocará sua empresa no páreo! Verifique o nível de qualidade da experiência de compra do seu e-commerce pelo celular, isso é fundamental.
Outras tendências de tecnologia para e-commerce importantes
Além das tendências tecnológicas que mencionamos acima, é bom ficar de olhos abertos para muitas outras que estão fortes no segmento de e-commerce, como por exemplo:
- Big Data e toda a questão da gestão de dados;
- Blockchain, o encadeamento de dados, o que acarreta e maior segurança para o usuário, otimizando também sua experiência com a plataforma de e-commerce da loja virtual;
- Plataformas omnichannel, que inclui a pré-venda, a própria venda, e o pós-venda.
E então, sua loja virtual está alinhada às tendências de tecnologia para e-commerce? Conte pra gente! Aproveite e compartilhe esse post com seus contatos! Dissemine a informação de boa qualidade.
Até a próxima, amigos(as)!